Dora Maria Kallf – A Criadora do Método

Dora Kallf, criadora do método junguiano do Sandplay, nasceu na Suíça em 21 de dezembro de 1904. Ela cresceu em Richterswil, uma pequena vila a 20 kilometros de Zurich. Dora tinha uma saúde frágil na infância o que não a permitia participar de atividade físicas e essa questão incrementou a sua natural introversão o que fez florescer uma rica vida interior. Foi considerada pelos seus professores uma aluna excepcional, foi encorajada pelos seus professores a estudar línguas e esoterismo. Ela estudou latim, grego, sânscrito, e nutriu um interesse profundo pelo oriente. Em Londres graduou-se em Filosofia.

 

Dora Kallf se interessou pela psicologia aos 45 anos quando começou sua formação de 6 anos no Instituto C. G. Jung em Zurich. Ela possuía grande habilidade em lidar com as crianças, C.G. Jung e Emma Jung reconheceram essas características nela, usando-as para convencê-la a desenvolver um trabalho terapêutico voltado para a infância.

 

Em 1954 ela assistiu a palestra de Margareth Lowenfeld sobre a World Technique no congresso em Zurich. Nesta abordagem terapêutica era dada à criança a oportunidade de se expressar de maneira não-verbal com miniaturas numa caixa de areia. Dora reconheceu o grande valor deste método e decidiu estudar com Lowenfeld no Institute for Child Psychology, fundado em Londres em 1928. Neste período estudou também com D.W. Winnicott e trocou informações profissionais sobre análise de crianças com M. Fordham.

 

De volta à Zurich e com sua prática ela reconheceu que as criações das crianças na areia correspondiam ao processo psíquico interno da Individuação descrito por C. G. Jung.

Desse modo desenvolveu seu próprio método e com o aval com Lowenfeld criou o método que chamou de Sandplay. O método se mostrou eficiente para crianças e adultos.

 

Outro aspecto importante para o desenvolvimento de seu trabalho foi o encontro com os professores de espiritualidade do oriente. Na Conferência de Eranos de 1953/54 ela se encontra com o Mestre Zen, Daisetz Suzuki. Suzuki deu grande contribuição ao ocidente introduzindo o Zen através de suas publicações. Após encontros e visitas aos mestres no Japão, eles confirmaram que o espírito Zen está virtualmente implícito no método, o que causou grande satisfação em Dora. Ambos, Sandplay e o Zen enfatizam que a realização não pode ser encontrada nas autoridades externas, como professores e escritores, mas fundamentalmente somente dentro de si mesmo.

 

Em pouco tempo o Sandplay ficou internacionalmente conhecido em vários países, ela fazia palestras em universidades e clínicas na Itália, Alemanha, USA e Japão. Em 1985 ela funda a The International Society for Sandplay Therapy – ISST.

(Relato de Dr. Martin Kallf retirado da introdução do livro de Dora M. Kallf “Sandplay: A Psychotherapeutic Approach to the Psyche” – Temenos Press, USA, 2003)

©2020 Sandplay Terapia. Orgulhosamente criado por Thiago Ferreira.

  • Facebook Daniela Carneiro
  • Instagram Daniela Carneiro